Banner

Faça um gatil na sua casaComo fazer cadeirinha de rodasAdaptando seu apartamentoFaça uma coleira com identificadorFaça uma fonte de água para gatosTranformando monitor velho em casaFaça brinquedos para gatosCama feita com calçaCama feita com moletonFaça um comedouro de garrafa petPlante graminha para gatos

28.7.12

Como fazer um arranhador usando bases de MDF e tubos de PVC

A Eva do blog Artes da Eva fez um arranhador de torre para a gatinha dela e registrou como foi a 'confecção'. Vamos ver como ficou?


... fiz uma pesquisa de preço e modelos de arranhador para gatos em pet shop, mas mesmo os modelos mais simples eram todos muito caros. Então, decidi por a mão na massa!!
Como já relatei aqui, no post sobre "Minha mãe arteira", fomos visitar meus pais no feriado de carnaval e levamos para a casa deles todos os materiais que eu já havia comprado para fazer 2 arranhadores, um para a minha gatinha e outro para minha irmã de pelo, a Pretinha (que como a maioria dos gatos, adora arranhar o  sofá dos meus pais)! 
Meu pai também é arteiro, e me ajudou a fazer os furos nessas bases de MDF, para acoplar o tubo de PVC, e além disso, foi ele quem me cedeu esses retalhos de MDF, pois eu só havia comprado o tubo e a corda de sisal, hehehehehehe...
E assim foi:

Depois de cortada a base e feito o furo exatamente do tamanho do tubo de PVC, foi só encaixar tudo e começar a colar. Pra isso usei cola Cascorez, uso essa cola pra todas as minhas artes, ela é ótima.


Fiz a maior lambança nos dedos, mas o resultado valeu a pena, ficou lindo, olha só a foto abaixo 
(estou aguardando grudar a pontinha final da corda de sisal)


Esse das fotos acima ficou na casa dos meus pais, de presente para minha irmã de pelo, 
pra ela parar de arranhar o sofá da minhã mãe. 
E esse da foto abaixo, é o da nossa filhota, a Petita. O dela fiz diferente, com uma base em cima 
também, pra ela poder pular e se movimentar um pouco mais, já que nosso apê
 é um tantinho pequeno (se é que vocês me entendem, hahahaha).


Agora é só explicar a elas pra que serve, e aguardar o resultado, hehehehe...
Gostaram dessa minha arte??
Saiu bem  mais barato do que comprar prontinho, podem acreditar!!

24 comentários:

  1. Olá, sou sua seguidora, e adoro suas dicas.
    Aqui em casa 9 gatos não deixam o arranhador durar muito tempo, e eu já tinha pensado em fazer sempre que necessário, mas não tenho ideia do quanto de corda comprar.
    Gostaria que vc me desse uma base de quanto gastou no seu arranhador.
    Muito obrigada sempre!
    Bjks
    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jussara, fico contente com o seu reconhecimento.
      Fiz um arranhador parecido com este (http://lojanimal.com.br/site/site/detalhes/15) e não gastei quase nada. Quando fiz ainda deu para fazer outro que doei para a 101 Viralatas.
      O rolo de sisal sai em torno de 12 reais e rende bastante. Tanto que depois que fiz o arranhador o rolo parecia que nem havia sido usado.
      Ao invés de PVC consegui um bambu bem grosso - esse me saiu de graça heheh
      Colei tudo com cola quente. O que sai mais caro é o trabalho - tem que gostar de trabalhos manuais para ir enrolando e colando o sisal.
      No fim, saiu praticamente de graça o arranhador. Vá por mim, vale muito a pena fazer.... rsrrss
      Bjs

      Excluir
    2. parabens pelo trabalho e obg por compartilhar, ficou muito legal. Vou tentar fazer pro meu nonni. hehehe

      Excluir
  2. Parabéns adorei vou fazer tenho 3 anjinhos que não larga o sofá!kkkk

    ResponderExcluir
  3. ficou muito legal mesmo parabens! Mas fiquei na duvida de qual cola usar, vi teu comentario acima de ter usado cola quente mas vc disse q usa cascorez para todas as suas obras, qual das duas é melhor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déia,
      Esse passo a passo foi retirado do blog Artes da Eva. Não conheço muito essa Cascorez, então não posso comentar sobre ela. Eu gosto de usar cola quente mesmo, é uma preferência, pois já conheço, sei como usar e pode ser usada para praticamente tudo.
      BJO

      Excluir
    2. Tbm tenho arteiras na família, e a coa Cascorez é excelente para artesanatos. Em geral. Já usei várias vezes antes, é cara mas vale a pena.

      Excluir
  4. Oi tudo bem, estou fazendo o meu com pvc porém a parte de cima não tenho idéia de como colar? Eu não consegui captar na foto como fez?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, tirem o escorpião do bolso. Funcionário de pet shop também tem contas para pagar. Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pagaria se fosse por um preço justo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Vdd. Eu estou começando a fazer arranhadores de diversos modelos para vender, pois vejo que quem vende enfia a faca nos gateiros. Vou ajudar a salvar o bolso de muitos hehehe

      Excluir
  6. Como você prendeu o cano de pvc na base?

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. No mercado livre se encontra sisal por um preço razoável.

      Excluir
    2. No mercado livre se encontra sisal por um preço razoável.

      Excluir
  8. Como vc gruda o pvc ja com o sisal na base? To pelejando fazer um e não sei como segurar. Já vi gente falar em parafusos. Vc pode fazer um ou explicar direitinho essa base?
    Obrigada, amo o blog e parabens...
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, quem fez esse arranhador foi a Eva, mas pelo o que entendi ela fez um buraco na base para encaixar o tubo de pvc. E antes de colocar o tubo ela passou a cola.
      Espero ter ajudado.
      ;-)

      Excluir
  9. Olá, um dos meus dois gatos começou a comer as pontas soltas do sisal e foi bem sério, quase precisando operar, pois o intestino ficou preso. Com que material eu poderia cobrir o sisal no arranhador em forma de torre? Muito obrigada e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  10. Oi adorei o seu trabalho ! Meu gato sushi vai adorar :) mas tenho uma dúvida :( como Vc furou a placa de mdf ? E q cola Vc usou ?

    ResponderExcluir
  11. e com qual material vc furou a placa de mdf ?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, meu anjo! Adorei suas dicas. Estou fazendo um arranhador com compensado como base e tubo de pvc. Essa dica de fazer um furo na base é ótima, mas como foi que seu pai fez o furo? Usou furadeira em toda a extensão do furo?
    Obrigado pela atenção e um abraço.

    Graça.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber também como é feito esse buraco para colocar o pcv. Esse é o único detalhe mais complicado. Ajude a tirar essa duvida

    ResponderExcluir