Banner

Faça um gatil na sua casaComo fazer cadeirinha de rodasAdaptando seu apartamentoFaça uma coleira com identificadorFaça uma fonte de água para gatosTranformando monitor velho em casaFaça brinquedos para gatosCama feita com calçaCama feita com moletonFaça um comedouro de garrafa petPlante graminha para gatos

5.8.12

Como fazer um arranhador de poste


No blog Angels achei esse passo a passo de como fazer um arranhador de poste: 


Primeira parte (foto acima): Materiais:


  • · 1 base de madeira, pode ser qualquer formato, qualquer tipo de madeira, esta redondinha já com os furinhos encontrei dentro da caçamba de entulhos em frente à uma casa em construção, foi encontrando a madeira que tive a idéia de montar o arranhador!
  • 1 pedaço de cano, também facilmente encontrado em casas em construção, este eu encontrei no porão da minha casa, tinha sobrado de quando reformamos a casa a um milhão de anos atrás!
  • Bolinhas de desodorante roll-on: isso mesmo, sabe aquele desodorante que tem uma bolinha na "cabeça" para deslisar sobre as suas axilias? Pois bem, nunca mais joguem fora as bolinhas! Toda vez que vejo um frasco de desodorante vazio não resisto, retiro a bolinha, lavo e guardo, já fiz vários brinquedos para meus gatos usando estas bolinhas que mais parecem bolinhas de ping-pong, são incríveis!
  • Fita larga transparente;
  • Linha - o ideal seria usar corda de sisal que já é o material usado em arranhadores destes que compramos em pet shops, mas como não queria gastar nenhum centavo, acabei usando a linha que encontrei no meio das quinquilharias de costurar da minha mãe, acreditem não importa se é linha, corda ou barbante, se for bem fixada no cano o efeito será o mesmo!
  • Cola quente;
  • 1 pedaço de tecido, ou emborrachado (aqueles usados para reformar sofás de falso couro, não sei o nome ao certo, sei que na rua da minha casa tem uma tapeçaria e consegui um monte deste tecido incrível, vou usar ele para fazer almofadas para meus bichanos, como é emborrachado vc pode lavar, ou simplesmente passar um pano molhado e pronto estará limpo e seca rapidamente!
  • Tesoura;
  • Barbantes de tamanhos variados (para amarrar as bolinhas)



Instruções na imagem dá pra ver, mas vou repetir:


  1. Com a ponta da faca quente faça furos em volta da parte de baixo do cano e tbm na madeira caso ela não tenha furos (eu fiz 3 furos em volta do cano e acompanhando na madeira tbm)
  2. Passe barbante pelo furinho no cano e posteriormente no furinho da madeira e dê um nó bem firme para fixar bem o cano na base de madeira;
  3. Com a ponta da faca quente faça furos na parte superior do cano (onde será amarrado o barbante com a bolinha) aí vai da sua vontade quantas bolinhas quiser colocar, eu coloquei 2;
  4. Com a ponta da faca quente faça 2 furos (1 de um lado e outro do outro lado da bolinha);
  5. Com a ajuda de uma agulha de tricô fixe a pontinha do barbante na ponta da agulha e passe por dentro da bolinha até o barbante atravessar os dois furinhos;
  6. Uma vez passado o barbante dê 2 nós bem firmes para que a bolinha fique como na imagem!
  7. Amarre a outra ponta do barbante da bolinha no furinho que vc fez na parte superior do cano;
  8. Usando o tecido ou emborrachado, tampe o buraco superior do cano, vc pode usar a cola quente para fixar o tecido no cano, como a minha cola quente resolver quebrar justo neste momento usei fita larga adesiva.
  9. Afaste seu gato que neste momento já estará louco para brincar com as bolinhas que já estão penduradas!
  10. Encape a base de madeira = vc pode encapá-la com tecido, ou simplesmente pintar, como eu não queria gastar nada, usei papel de presente que tinha aqui (aqueles que parecem de plastico), colei na base de madeira e passei fita larga por cima de tudo de forma a emplastificar a base de madeira.
  11. Depois é só passar/enrolar o barbante, ou linha ou corda de sisal em volta de todo o cano, se preferir vc pode dar umas pinceladas de cola no cano para fixar melhor a linha, mas não é necessário, desde que vc deixe a linha bem justinha ao cano ela não sai do lugar!


Como podem ver não ficou lá muito bonito, falta de tempo e capricho meu talvez, mas vc pode caprichar no seu arranhador e deixá-lo simplesmente lindo e perfeito, o importante é que os gatos irão amar (os meus passaram a tarde toda brincando e agora estão dormindo exaustos!) e vc não terá gasto um centavo sequer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário