Banner

Faça um gatil na sua casaComo fazer cadeirinha de rodasAdaptando seu apartamentoFaça uma coleira com identificadorFaça uma fonte de água para gatosTranformando monitor velho em casaFaça brinquedos para gatosCama feita com calçaCama feita com moletonFaça um comedouro de garrafa petPlante graminha para gatos

23.5.14

Graminha para gato - como plantar





Desenhando - você precisará de:

1 - Um pote, vaso ou jardineira. Isso dependerá do número de gatos que você tem. Caso tenha mais de um, recomendamos uma jardineira – igual a da foto – que pode ser encontrada em supermercados, na seção de jardinagem.
2 - Arrume terra e adubo de boa qualidade.
3 - Compre um saco de milho de pipoca – o que vem os caroços, não o de microondas.
4 - Como preparar: coloque a terra e misture com o adubo. Deixe, mais ou menos, uns três dedos da borda sem terra. Salpique o milho por todo o recipiente evitando que os caroços fiquem muito juntos. Cubra as sementes com terra – em torno de um dedo. Molhe harmoniosamente e tome cuidado para que nenhum caroço fique descoberto. Consiga um local que bata sol e de preferência sem acesso ao seu gatinho, porque ele pode fazer a festa cavando na terra. Molhe dia sim, dia não ou sempre mantenha a terra úmida, nunca encharcada – o que evitará da planta não desenvolver ou morrer devido aos fungos . Em 3 dias, mais ou menos, as raízes surgirão.

Dentro de 3 semanas, aproximadamente, o pé de milho já terá um tamanho bom.

O ideal é deixar a planta crescer uns 4 a 5 dedos pois, do contrário, os gatos acabam rapidamente com ela. Tome cuidado quando servir a fim de que eles não cavem no recipiente ou pisem nas plantas. Repita o plantio sempre que quiser, pois eles adoram.

E ficará assim:





  
Grama de grãos de trigo


Ainda tem a grama de trigo. Aqui foi divulgado por uma página sobre coelhos, mas pode ser oferecida para os gatos também.


É super fácil de fazer, e você não precisará nem de solo (terra) para isso.

Você vai precisar de:

- Trigo em grãos (integral);
- pote plástico escuro e tampa;
- Bandeja plástica ou algo similar;
- Plástico para cobrir a bandeja;
- Papel toalha;
- Água;
- Carinho!

Instruções nas fotos:






1 - Coloque um punhado de grãos de trigo de molho em água num pote escuro, e cubra. Deixe de molho por 24 horas.
2 - No dia seguinte, algumas sementes já estarão até brotando. Escorra.
3 - Prepare uma bandeja plástica.
Forre a bandeja com algumas folhas de papel-toalha e espalhe as sementes por cima.
4 - Molhe bem e cubra com um plástico (pode ser desses de cozinha).
5- Deixe coberto com plástico por 2 a 3 dias, num lugar que receba bastante luz solar (sem pegar sol direto!), sempre observando se está úmido (é importante estar sempre úmido).
6 - Mantenha úmido, as sementes vão brotando.
7 - Com 3 a 4 dias, estará assim, e você pode retirar o plástico. Mantenha em local iluminado e não se esqueça de regar ou borrifar água umas 2x ao dia!
8 - Com cerca de 6 dias, estará assim.
9 - Mantenha em local arejado, e observe a raiz, pra ver se não há formação de mofo.
10 - Com 7 dias… um “tapete” de grama lindo!
Você pode deixar crescer por mais uns dias, ou já servir aos orelhudos.
Se preferir, pode plantar em vasos com terra, assim não terá o problema do mofo e poderá cortar e deixar crescer novamente por mais vezes.
11- Você encontra os grãos para venda em supermercados, como esse da embalagem.

Serve para coelhos, gatos e porquinhos da índia.



Erva do Gato



A Erva-dos-gatos/Catnip é famosa pelos efeitos nos gatos, que ficam eufóricos e gostam de cheirar e brincar com a planta.


Como plantar: escolha bem a área do canteiro, preferencialmente terras com alto teor de matéria orgânica. Em geral, as ervas não devem ser cultivadas com uso de adubos químicos para se obter um sabor mais intenso e plantas mais compactas. Revolva a terra entre 20 e 30 cm de profundidade e, se desejar, misture para cada m2 de canteiro 150 g (1 copo) de esterco bem curtido ou húmus, uma semana antes da semeadura ou do transplante. Irrigar uma vez por dia, sem encharcar, de preferência no início da manhã ou no final da tarde. Também podem ser cultivadas em vasos dentro de casa.

Dicas: gosta de solos bem drenados e arenosos, em pleno sol. Depois de florescer, podar bem.

Época de plantio: todo o ano, exceto em épocas de geadas.

Germinação: de 15 a 30 dias



Fontes consultadas:

37 comentários:

  1. Adorei o seu blog, tem muitas informações úteis!!!! Adotei uma gatinha recentemente e é a primeira vez que tenho uma felina em casa, tudo é novidade pra mim. Isso das bolas de pelo, por exemplo, eu não sabia, vou plantar uma graminha em casa. Até mais, bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Plantei alpiste, e deu muito certo, cresce super rápido e não para nunca! Meus gatos adoram! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você plantou na terra ou no papel? Tenho medo de plantar na terra minhas gatas destruíram todas as minhas plantas caçando a terra fazem uma baguncat

      Excluir
  3. Gostei da dicas. Obg. Vou plantar pro meus Ninos. São 4.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse artigo, bem explicadinho! Compartilhei na minha página no Face.
    Meus filhotes adoram uma graminha e é muito importante pra saúde deles.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Plantei milho para pipoca e está dando super certo.

    ResponderExcluir
  6. Plantei milho para pipoca e está dando super certo.

    ResponderExcluir
  7. Plantei milho para pipoca e está dando super certo.

    ResponderExcluir
  8. Adorei suas dicas, vou por em práticas algumas p meus peludos!

    ResponderExcluir
  9. adorei as dicas, estou fazendo um post sobre jardim particular e com certeza vou citar o blog para mieus leitores aprenderem com você também!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o blog. Importante essas dicas sobre felinos, pois a maioria das pessoas não sabe da necessidade que os bichanos tem de comer graminhas para ajudar na expulsão das bolas de pelos. Conheci uma pessoa que me disse que a cachorrinha dela procurava muito comer capinzinhos, aí a dona ficava apavorada e dava remédios à ela, até que por sorte eu a informei sobre esse assunto. Falta muita informação às pessoas e os animais, coitados, sofrem com isso. Parabéns pela divulgação! Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Adorei vou fazer isso. Tenho duas gatinhas e elas estao acabando com as minhas plantinhas rs

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo espaço. Bem se vê que é construído com bastante dedicação. É importante ter interessados na boa qualidade vida para os gatos, já que nemesempre as pessoas sabem dá informações sobre os felinos. Uso a grama de milho. Mas quero testar a de alpiste, sei que ela nasce bem rápido e quero ver se as minhas duas moças vão deixar minhas hortaliças em paz.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo espaço. Bem se vê que é construído com bastante dedicação. É importante ter interessados na boa qualidade vida para os gatos, já que nemesempre as pessoas sabem dá informações sobre os felinos. Uso a grama de milho. Mas quero testar a de alpiste, sei que ela nasce bem rápido e quero ver se as minhas duas moças vão deixar minhas hortaliças em paz.

    ResponderExcluir
  14. A alpista é melhor forma de ter erva para gatos e cães - eles adoram e faz-lhes falta; comprem a que se vende avulso nas lojas de pássaros - é óptima!... Na rua, só os deixe comer nas zonas onde não colocam herbicidas. Boa sorte :)

    ResponderExcluir
  15. A alpista é melhor forma de ter erva para gatos e cães - eles adoram e faz-lhes falta; comprem a que se vende avulso nas lojas de pássaros - é óptima!... Na rua, só os deixe comer nas zonas onde não colocam herbicidas. Boa sorte :)

    ResponderExcluir
  16. Já plantei o milho de pipoca mas não gostei muito, ficou cheio de mosquitinho é um cheiro ruim, agora vou testar aquela graminha que já vem "pronta" só precisa regar.

    ResponderExcluir
  17. Plantei ontem, mas agora que vi que os caroços de milho tinham que ficar separados. Os meus ficaram meio juntos, vai dar errado?

    ResponderExcluir
  18. Ja tenho um vasinho de grama de gato, se eu pegar uma muda deste vazo e plantar em outro a planta cresce?

    ResponderExcluir
  19. Gostei da dica vou plantar, só uma pergunta os cachorros podem comer essas graminhas.

    ResponderExcluir
  20. E qual graminha posso faser pros meus cachorros.

    ResponderExcluir
  21. E qual graminha posso faser pros meus cachorros.

    ResponderExcluir
  22. A ALPISTA, QUE NA MINHA OPINIÃO É A ERVINHA MELHOR - É COMPRADA AVULSO OU EM SACOS - PARA OS PÁSSAROS, SÓ QUE NESTE CASO - É PARA PLANTAR :); USEM UMA BOA TERRA, QUE PODE TER ESTRUME, MAS NUNCA ADUBO, PORQUE PODE SER PREJUDICIAL PARA OS ANIMAIS; SERVE PARA GATOS E CÃES; NA RUA, QUANDO ANDAREM A PASSEAR O VOSSO 4 PATAS, HÃO-DE REPARAR QUE ELE TAMBÉM GOSTA DE 'PASTAR' - TUBO BEM - MAS ATENÇÃO AOS LOCAIS - SE FOREM TRATADOS POR SERVIÇOS CAMARÁRIOS - NÃO O DEIXEM COMER, PORQUE PODEM LEVAR HERBICIDAS - VÃO ANTES A LOCAIS MAIS BRAVIOS, PARA ELES PODEREM 'PASTAR' À VONTADE - A MINHA CADELA ADORA UMAS BOAS ERVINHAS; A GATINHA COME EM CASA. BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, a cerca de 1 ano plantei o milho de pipoca e ficou ótimo. Porém a 2 meses venho tentando replantar mas não nasce nada. Tentei 3 vezes, troquei terra, milho, troquei as marcas e nem assim voltou a nascer.
    Grato, Beto.

    ResponderExcluir
  25. Ola... queria uma dica de graminha que formasse um tapete fofo para eles deitarem. Tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  26. queria fazer um canteiro no quintal de grama amendoim pra minha gata ela pode comer essa grama? tem outra sugestão? muito grata, Marlene

    ResponderExcluir
  27. Os gatos podem comer essas graminhas qto quiser

    ResponderExcluir
  28. Amei as dicas!!! Estava com capim comum q nao crescem facilmente. Usarei suas dicas. Gratidão! Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  29. Os meus ñ gostaram da pipoca, gostam mt da grama do alpiste.

    ResponderExcluir
  30. Gostei das dicas, mas o meu gato gosta da erva cidreira, descobri por acaso ..kkkkk de vez em quando vejo ele comendo as pontinhas, é isso.

    ResponderExcluir
  31. Comprei sementinhas de grama de gato...segundo o pacotinho. Plantei em dois vasos, vou ver se vão nascer. A dica é que existem as sementes para plantar. Mas as suas dicas são ótimas!

    ResponderExcluir