Banner

Faça um gatil na sua casaComo fazer cadeirinha de rodasAdaptando seu apartamentoFaça uma coleira com identificadorFaça uma fonte de água para gatosTranformando monitor velho em casaFaça brinquedos para gatosCama feita com calçaCama feita com moletonFaça um comedouro de garrafa petPlante graminha para gatos

22.4.12

Como fazer 2 arranhadores diferentes: um de tricô com corda para parede e outro com MDF para o chão


No Super Zíper encontrei 2 super dicas de como fazer arranhadores. O primeiro é um pouco complicado. A pessoa precisa ter noções de tricô. Sem contar as agulhas.... Até acho que deve ser possível fazer com agulhas comuns, mesmo não tendo a mesma grossura.

corda19
Um cabo de vassoura serrado + bolas de tênis  = maxi agulhas (2 cm de diâmetro) feitas em casa. Mostro como fiz.
Atualizados recentemente60
1. Serrei dois pedaços de vassoura de 44 cm.
2. Apontei uma das extremidades uma faca e fiz o acabamento com uma lixa. A ponta não deve ficar muito afiada e simarredondada, para não machucar.
3. A bola de tênis foi furada com ajuda de uma furadeira/broca dremel.
4. Fixei a bola na extremidade não-pontiaguda, com uma cola de silicone.

ARRANHADOR PARA PAREDE, DE MAXI TRICÔ
1.  Tricotar com corda de cabo de vassoura exige um tanto dos músculos no início mas se pega o jeito bem rapidinho, eu peguei.
2. A receita é super simples,  trata-se apenas de um quadrado de tricô. Anotem aí e adaptem ao gosto do seu gato:
Monte 11 pontos na agulha. Os dois primeiros e últimos pontos serão trabalhados em tricô tanto na frente como no verso.

Carreira 1 e 2 : Cordões de tricô (todos os pontos em meia).
Carreiras 3 a 15: Trabalhe em ponto jersey (frente meia, verso tricô)
Carreiras 16 e 17: Cordões de tricô (todos os pontos em meia).

Arremate os pontos
3. Passei uma vareta de madeira nas partes superior e inferior do quadrado, para mantê-lo aberto.
4. Fiz uma trança de corda e fixei nas duas extremidades da vareta, para pendurar o quadrado na parede.

Atualizados recentemente61
corda8
Achei bacana, e vocês ? Virou quase mini playground felino. Mas sem mais delongas, vamos ao próximo modelo de arranhador.
ARRANHADOR DE CHÃO
Este modelo é mais tradicional e, olha só, nem exige habilidade no tricô.
1. Usei uma placa de MDF (retalho de projetos anteriores), um tubo de papelão, cola branca PVA e um pompom de lã  -  aqui ensinamos a fazer um.
2. Enrolei já colando a corda no tubo com cola branca.
3. Aproveitei para colar a extremidade na placa de madeira.  Usei bastante cola nesta hora e deixei secar por um dia!
4. Aproveitei a tampa da parte superior do tubo para prender o fio que segura o pompom.
5. Deixei o pom pom pendente numa altura que o gato consiga brincar dando tapinhas e sem arrastá-lo no chão.

Vou confessar que depois que eu já tinha comprado uma corda de algodão para os arranhadores me falaram que gatos adoram mesmo é uma corda de sisal! Como meu conhecimento sobre felinos é um tanto limitado admito que minha escolha de corda foi no chute pois a de sisal era até mais em conta. Mas ainda me resta uma esperança que algum gato vá curtir meus arranhadores com cordas de algodão.  O que vocês leitoras experts em gatos, acham? Arranhadores aprovados ?

17 comentários:

  1. Adorei as dicas.
    Desde que conheci esse blog, adicionei-o na minha lista de favoritos do meu blog, e sempre que vcs dão uma nova dica, eu já fico sabendo.
    Muito bom mesmo tudo o que vcs nos ensinam, gateiras inveteradas! KKKKK
    Obrigada pelas dicas.
    Bjks
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. SEu blog esta demais. Sou uma gateira de plantao! Obrigada pelo lindo blog. Beijos Vivi

    ResponderExcluir
  3. Gostei das idéias!!
    Que quantia de corda foi usada e qual altura do tubo?
    Obrigada

    Alzira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o mais recomendado para arranhadores é a corda sisal, pois essa corda comum acho que não vai durar. Normalmente o sisal é vendido em rolos grandes, então vai sobrar bastante. Se você fizer apenas um arranhador de torre, vai ter a impressão de nem ter usado o rolo do sisal de tanto que rende.
      Bjs

      Excluir
    2. Acorda de sisal vende por kg. Vc pede a quantidade q precisar em metros e depois eles pensam

      Excluir
  4. Querida, estava vendo seu outro arranhador e fiquei na dúvida quanto a cola para colar o PVC na madeira. Qual cola é necessária para isto? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, a moça que fez diz ter usado cola branca, mas também me questiono se ficaria bem seguro. Eu optaria por uma bonder ou cola quente que são as opções mais seguras.
      Bjs

      Excluir
  5. Amei ja fiz um arranhador lindo e estou construindo um playgrouns para meus gatos Visitem meu blog > blogamordegato.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu blog não acessa
      Está falando que ele não existe

      Excluir
  6. ooi, queria saber se o tubo ficou bem fixo com a cola na placa? pois quero fazer um arranhador com mais "andares" e a minha dificuldade é como fixar os tubos sem correr o risco do gatinho despencar...eu pensei também em tubos de pvc pois não sei se encontro de outro tipo, voces tem alguma sugestão? Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh amei a dica! Parabéns pelo blog! Vou tentar fazer para minhas gaticas *-*

    quando precisar de dicas de viagens, visite meu blog: www.12em1viagens.blogspot.com.br :)

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Pra fazer com varios andares, o mais seguro eh usar madeira e nao os canos de pvc. Ou coloque sarrafos de madeira por dentro dos canos.

    Assim: base quadrada com 4 canos de pvc com sarrafos grossos dentro e nova base quadrada de madeira. Pode ate fazer um terceiro andar. Para fixar os canos com sarrafos, compre parafusos grandes sem cabeca (com uns 8 ou 20 cm) e fure os sarrafos de modo que recebam os parafusos. Para acabamento, pequenos pedacos de madeira sobre a ultima placa. Entao, osparafuso fixam base+sarrafo+base ou base+sarrafo+base+acabamento no cao de ultimo andar. So com cola nao eh possivel garanir estabilidade.

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Você faz para vender?
    Achei o arranhador de tricô lindo demais!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Amei o arranhador de tricô.A espessura da corda?obrigada por compartilhar ..Tenha 2018 maravilhoso.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a ideia e já quero fazer. Ma o que é esse pedaço de retalho verde?

    ResponderExcluir