Banner

Faça um gatil na sua casaComo fazer cadeirinha de rodasAdaptando seu apartamentoFaça uma coleira com identificadorFaça uma fonte de água para gatosTranformando monitor velho em casaFaça brinquedos para gatosCama feita com calçaCama feita com moletonFaça um comedouro de garrafa petPlante graminha para gatos

13.4.12

Como cuidar de gatinhos bebês


É o leite próprio para bebês recém nascidos separados da gata mãe.


• Receita caseira
. 1 copo de leite integral de caixinha
. 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
. 2 colheres de sopa de farinha láctea
. 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo, sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho.
. 1 colher de chá de mel
Misture tudo, bata no liquidificador e coloque numa vasilha de vidro lacrada. Guarde na geladeira e na hora de alimentar o bebê gatinho retire só a quantidade necessária. Esta receita serve para até 3 dias. Depois disso precisa fazer uma nova. É prático, saudável e barato. O leitinho caseiro pode ser administrado por meio de conta-gotas ou mesmo seringas de 3 ml sem a agulha. Pode dar para o nenê gatinho muitas vezes ao dia, pq nas mamães eles mamam a toda hora.

• Como dar o leite para o gatinho:
NUNCA vire o filhote de barriga para cima para dar de mamar, como se fosse um bebê humano: o líquido pode ir para os pulmões e o gatinho morre de pneumonia. Ele deve ficar em pé ou na mesma posição em que mama na mãe gata. Pode-se improvisar a mamadeira com um conta-gotas ou seringa sem agulha. Existe mamadeira própria para filhotes em pet-shops. Dê o leite de 4 a 5 vezes por dia, morno, na quantidade que o gatinho aceitar.

•  Outro detalhe importante: após a mamada, usar um algodão (ou gaze) embebido em soro morno e passar no bumbum e na área genital, imitando as lambidas da mãe, para estimular o gatinho a urinar e defecar. Também é de extrema importância mantê-los bem aquecidos, principalmente no primeiro mês de vida! Pra isso eu costumo usar garrafas pet, cheias de água bem quente. Coloco por baixo de uma toalha ou cobertinha, e eles ficam bem quentinhos assim! :) 

Essa dica foi bastante compartilhada via Facebook e não há autoria (pelo menos não de conhecimento do Dicas para Gateiros, caso haja algum autor é só me enviar um e-mail que incluo a informação sobre a autoria)



No blog Omnes Angeli há outra receita:

1 copo de 250ml de leite integra (não precisa ferver)
½ copo de água filtrada misturada com 1 colher de sobremeza de Maisena (levar ao fogo, deixando cozinhar uns minutinhos após a fervura)
1 folha de gelatina branca sem sabor
1 colher de sobremesa de creme de leite de lata
1 colher de sobremesa de mel
1 gema de ovo crua
(esperar a água de Maisena amornar para misturar a gema, para que ela não cozinhe)
05ml de complexo vitamínico (Clusivol) 
Bater tudo no liquidificador e guardar na geladeira por até 24 horas. Dar o leite sempre morninho.


Nesse vídeo a Associação Projeto Animais de Barcelos de Portugal ensina como dar o leitinho aos bebês evitando que eles se engasguem. Vale a pena assistir - o vídeo é simplesmente lindo:


Também é bastante válida a ideia do dr. Caio que tem sido bastante divulgada na internet, caso você tenha uma ninhada para alimentar sozinho:


O link original do vídeo está AQUI.

9 comentários:

  1. Adorei o vídeo e as dicas todas. Já cuidei, junto com minha mãe, de alguns bebês e não sabia todos esses macetes. Graças a São Chico e nossa paciência e dedicação eles se criaram!
    boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, as dicas, muito bom! Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Adorei,pois estou com dois filhotes de gato em casa!

    ResponderExcluir
  4. O gato que meu amigo achou não quer de forma alguma tomar leite ._.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, se o gatinho não quer tomar mais leite pode ser porque o organismo dele não precisa mais. Não sei a idade desse gatinho, mas com 1 mês de vida eles começam a comer ração. A partir daí eles podem se alimentar só de ração e água.
      Não esqueça que a ração tem que ser específica para filhotes. Peça para o veterinário indicar uma marca que ofereça uma boa qualidade.

      Excluir
    2. Eu disse que o gato do meu amigo não queria, mas não que ele estivesse satisfeito, e porque ele já estava um dia sem comer nada e se recusava a comer, e ele tinha só 3 dias de vida, mas graças a Deus o problema já foi resolvido e ele está bem :)

      Excluir
  5. Eu encontrei um gatinho na rua e ele já devia ter umas duas ou três semanas, e levei pra casa e estou amamentando ele na seringa sem agulha só com leite de vaca, e já fazia uma semana e agora ele esta com um miadinho fraquinho, não sei o que fazer :\

    ResponderExcluir
  6. Olá! O leite aos filhotes pode ser dado gelado ou pré-aqueço em banho maria?

    ResponderExcluir