Banner

Faça um gatil na sua casaComo fazer cadeirinha de rodasAdaptando seu apartamentoFaça uma coleira com identificadorFaça uma fonte de água para gatosTranformando monitor velho em casaFaça brinquedos para gatosCama feita com calçaCama feita com moletonFaça um comedouro de garrafa petPlante graminha para gatos

10.11.12

O sofá ideal para quem convive com gatos


A dica de hoje é simplesmente M-A-R-A!!!!

Uma coisa que sempre deixa os gateiros de cabelos em pé é o estado que nossos sofás ficam. Nenhum dura muito tempo...

A Denise é veterinária e autora de um blog bem interessante, o Gatolândia (acho que o nome já dá uma pista, kkkk)

No blog ela conta como fez para tentar proteger o sofá dos gatos e explica como construiu um sofá a prova de gatos. Como a Denise dividiu o relato em 2 posts eu preferi copiar alguns trechos e fazer um post só para facilitar a nossa vida, kkkk. Mas para quem quiser ler os posts originais é só ir lá ( parte1 / parte2 ).


Clique para ampliar
" Meu primeiro sofá a prova de gatos era um arranhador gigante. Eu me dei ao trabalho de cobrir o sofá inteiro com cordas de sisal, para que eles afiassem as unhas a vontade, de modo que isso não gerasse brigas entre nós. Deu um trabalhão dos infernos!

O estofamento como já estava podre e mijado foi trocado por almofadas soltas que podiam ser lavadas. Minha principal dica com relação a tecidos para sofás é utilizar gorgurão teflonado.Este tecido não passa líquidos em um curto período de tempo, é extremamente fácil de lavar e resistente, sem contar que as unhas dos gatos não conseguem desfiá-lo. O único inconveniente que vejo é que os pêlos grudam nele, e vc tem que ficar sempre limpando. 

Clique para ampliar
Depois que o meu sofá de sisal se desintegrou pelo uso felino, eu resolvi que iria construir um sofá à prova de gatos. Mantive as almofadas de gorgurão teflonado como encosto e comprei uma espuma sob medida para o assento. Entre a espuma e a capa fiz uma capa interna de plástico pra evitar acidentes com xixi e a fins.


Para construir o sofá eu encomendei as peças sob medida, ficando "só" com o trabalho de montá-lo e de fazer a pátina que propositalmente dá um visual de arranhado ao móvel. Parece fácil, mas foram uns 8 dias em obras, dores por todo o corpo e mãos destruídas. Depois dessa eu também aprendi a nunca mais inventar essas coisas sem ter uma parafusadeira elétrica...

Aproveitando que eu teria que construir o sofá, fiz em estilo caixa de lenha para poder guardar cacarecos dentro dele. O recamier que fica na outra parede também foi pensado desta forma, e as duas baquetas foram feitas sob medida pra guardar uma panificadora e uma batedeira que não cabiam nos armários da cozinha.

Uma dica é deixar as almofadas do sofá viradas, de modo que sirvam de caminha e também pra manter limpinha, sem pelos a parte onde a gente senta e se encosta. "

O que acharam??? Eu ADOREI!!! E acho que meus gatinhos iriam adorar também, kkk (que dúvida...)

6 comentários:

  1. Boas dicas! Mas minhas gatas não são destruidoras, hehe!

    ResponderExcluir
  2. Boa dica, preciso de um deste urgente, por acaso vc não teria as medidas?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho gato e cachorro, em um apartamento, meu sofá é de madeira e sempre forro com tecido acquablock, tecido usado em barcos. Tem várias estampas lindas, não puxa fio e é não molha.

    ResponderExcluir
  4. Ameiiiiii seu post!!!! Ficou maravilhoso e a ideia é ótima! Parabéns por compartilhar essa dica maravilhosa com a gente! Abração!

    ResponderExcluir
  5. Ah, uma dica q gostaria de deixar: já q o tecido pode acumular pelos, eu sugiro q usem uma luva dessas de limpar a casa para retirar os pelos (dassas amarelinhas da Scott Britte por exemplo), sai tudinho. Procurem no google! Eu uso para limpar minha cama, as cadeiras da sala, edredons... Sai tudo! É uma maravilha!!!

    ResponderExcluir