Banner

Faça um gatil na sua casaComo fazer cadeirinha de rodasAdaptando seu apartamentoFaça uma coleira com identificadorFaça uma fonte de água para gatosTranformando monitor velho em casaFaça brinquedos para gatosCama feita com calçaCama feita com moletonFaça um comedouro de garrafa petPlante graminha para gatos

22.11.13

Gatos e árvore de Natal - é possível ter os dois??

É ou não bem assim??
Aqui em casa faz alguns anos que não tem mais árvore de Natal. Fazemos só uma decoração na frente de casa e deu!!! E sei que muitas gateiras sofrem com isso...
Para os que insistem em seguir a tradição e montar uma árvore de Natal é sempre bom estar atento às dicas do dr Carlos Gabriel Dias, especialista em gatos:
"A árvore de natal é um playground potencialmente estimulante para os gatos. A tarefa inicial é informar ao gato que aquela estrutura que se destaca na decoração, com braços que se movem balançando estruturas brilhantes e divertidas não é para ele. Não são incomuns luzes que serpenteiam a estrutura e brilham em um ritmo estimulante. Como não ser um brinquedo para gatos?
Evite situações como essa!
Vale à pena ressaltar que muitos gatos ignoram a arvore de natal após algumas investigações, mas outros requerem mais contato. 
A primeira dica é montar a arvore aos poucos. A novidade vai aparecendo aos poucos, mas quem quer montar a árvore aos poucos?Outra dica é assim quando aparecer a arvore pode aparecer um brinquedo novo e bastante estimulante. Assim, podemos desviar a atenção para longe da árvore de natal. Vale colocar a arvore em um quarto ou varanda onde poderá ser isolado, o que depende do local onde você vive. 
Lembrem-se sempre dos comportamentos espécie específicos dos gatos: estar em superfícies altas para sentirem-se confortáveis e seguros e, também, marcação visual através de marcas de unha. Se a árvore pode ser um veículo para o exercício destes comportamentos, fornecer um poste de arranhar, um playground para gatos e prateleiras pode ser algo interessante. Se existem mais gatos, o cuidado é redobrado. Não deixe as lâmpadas acessas sem supervisão. Não utilize enfeites que quebrem e formem pedaços pontiagudos e perigosos. Fitas, cordas e fios devem ser aplicados com cautela para que não sejam ingeridos pelos curiosos de bigodes. Brigar ou esguichar água quando o gato estiver perto da arvore pode apenas causar aversão a arvore na sua presença. Punições desmedidas podem gerar frustração e ansiedade. Produtos repelentes específicos para gatos encontrados em estabelecimentos pets ou pendurar um sache perfumado na base da árvore pode ser interessante para alguns gatos ficarem longe. Não se esqueça de tirar mesas, mesinhas, apoiadores, cadeiras próximo da arvore para evitar que sejam utilizados para investidas desastradas. Uma árvore bem fixa ou presa no teto pode ser uma idéia interessante para evitar uma catástrofe. E atenções voltadas para velas acessas para o espírito do natal!"

Agora encontrei uma dica no site Curiosidades na Net para quem faz questão de ter uma árvorezinha decorada dentro de casa ou  apartamento - Árvore de Natal no teto! Tive que compartilhar!! Pena que não tem explicação além das fotos, mas ainda assim creio que quem é acostumado a lidar com ferramentas e coisas do tipo não vai ter dificuldades. Para nós mulheres que normalmente não somos acostumadas a mexer com essas coisas, hora de chamar nossos "escravos" (maridos, kkkk)!










Depois de ver isso e me encantar (realmente achei o máximo essa ideia!!) resolvi dar uma pesquisada e achei essas fotos no portalodia







Achei diferente e inovador a ideia da árvore de Natal no teto. Se você também resolver fazer sua decoração de Natal assim esse ano envie foto para gente, ok?



2 comentários:

  1. Nossa! Estava pensando nisso esta semana. rsrsrs Vou fazer!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amarro minha árvore, na mesinha de canto. O meu gatinho, 6kg, tenta derrubar, mas não consegue.

    ResponderExcluir