Banner

Faça um gatil na sua casaComo fazer cadeirinha de rodasAdaptando seu apartamentoFaça uma coleira com identificadorFaça uma fonte de água para gatosTranformando monitor velho em casaFaça brinquedos para gatosCama feita com calçaCama feita com moletonFaça um comedouro de garrafa petPlante graminha para gatos

25.7.14

Análise das areias higiênicas

A Vanessa do Alguém testou!  fez uma resenha com algumas terrinhas que ela experimentou. Achei interessante compartilhar, pode ser que ajude alguém que esteja pensando em trocar a marca da areia. A resenha é de 2010, então os preços devem estar defasados, mas para um gateiro de primeira viajem ainda podem ser informações valiosíssimas quanto à qualidade das areias. Então, vamos lá:


 - Número de gatos: Três

 - Tamanho do apartamento: minúsculo (cerca de 50 m²).


 - Número de caixas de areia: Duas, sendo que uma é maior que o normal (eu tinha três, mas valeu mais a pena usar uma grande e uma pequena)


 - Nível de ventilação de onde ficam as caixas de areia: Área de serviço. Médio.




  • Xixicat, mitzi (amarela e vermelha), Putz e Pipicat: Coloquei todas no mesmo barco porque é assim que as vejo.

Nível do torrãozinho: Xixicat 0%, Mitzi 0%, Putz 0%, Pipicat 5% (de vez em quando até faz, mas desmonta assim que é retirado com a pá, misturando areia limpa com pedaços de areia úmida de xixi)
Em contato com o xixi, essas areias formam um barro nojento, que se mistura à areia limpa e faz com que o cheiro fique ainda pior do que a urina ao natural.
Eliminação de odor: Non ecziste. Aliás, se você ficar um dia sem tirar os cocôs e xixis dessas areias, terá um acréscimo considerável ao odor natural desses dejetos. E se o dia for de umidade alta, a areia ficará com cheiro ácido de xixi ainda que não haja muito xixi nela. E se por acidente a areia molhar (com água, mesmo, pode entrar em um dia de chuva, ou por um vazamento na área de serviço), prepare seu nariz. Nesse quesito, a Putz é a menos pior. O que não quer dizer muita coisa.
Nível de espalhamento pela casa: Médio.
Problemas adicionais: Não dá para jogar no vaso sanitário.
Custo/benefício: não compensa. Só se estiver em uma MEGA promoção


  • Catsan e Pipicat perfumada

Nível do torrãozinho: 10% Formam o mesmo barro nojento em contato com o xixi e o torrãozinho é ridículo, desmancha ao contato com a pá. Se você for bom equilibrista, talvez consiga retirar as bolotas de barro que eles chamam de torrãozinho sem sujar o resto da areia.
Nível de eliminação de odor: Ridículo. Na verdade a qualidade é discretamente maior do que as do grupo anterior, mas nada assim tão importante. O perfume da pipicat perfumada não fez muito sucesso por aqui.
Nível de espalhamento pela casa: também médio. Na verdade, na aparência elas não diferem muito das anteriores, só são bem mais caras.
Problemas adicionais:Não descartável em vaso sanitário.
Custo/benefício: não compensa. Só se estiver em uma ULTRA MEGA HIPER promoção.


  • Big, Extra e Nacional

Nível do torrãozinho: 10% Porém, tem o mesmo problema de desmanchar assim que encosta na pá. Forma o barro nojento.
Eliminação de odor: Ínfima. E se você ficar um dia sem tirar os cocôs e xixis dessas areias, terá um acréscimo considerável ao odor natural desses dejetos.
Nível de espalhamento pela casa: Médio.
Problemas adicionais: Não dá para jogar no vaso sanitário.
Custo/benefício: Só compensa se estiver bem mais barata do que a Katzen Klosett.


  • Tidy Cat, ProGatto (garrafão e saco. Sei que são diferentes no formato, mas detestei ambas igualmente) e Sani Miaou

Eu odeio areia branca, eu odeio areia branca, eu odeio areia branca.

Nível do torrãozinho: Non ecziste. Não faz barro nojento, mas as pedras brancas absorvem o xixi e ficam nojentamente amarelas.
Eliminação de odor: Ínfima.
Nível de espalhamento pela casa: Médio.
Problemas adicionais: Não dá para retirar o xixi e nem absorve tão bem assim. Então, as pedras amarelas ficam olhando para você e gritando: "Estamos cheias de xixiiii, estamos cheias de xixiiii...". E não se pode descartar em vaso sanitário.
Custo/benefício:não compensa MESMO, só se pegar uma super promoção e se não tiver opção mais barata.


  • Belo&Nina perfumada

Nível do torrãozinho: 40% Também tem que tirar o torrão com cuidado, para não desmoronar. A areia de grânulo fino (sim, tem de tomar cuidado, pois existem diferentes granulações) é bem boazinha.
Nível de eliminação de odor: Considerável. E o cheirinho é bom, principalmente a Talco e a Lavanda. A Cítrico eu gosto menos, mas também não é horrível.
Nível de espalhamento pela casa: Médio/alto, pois é bem fininha.
Problemas adicionais: O preço é mais elevado e dificilmente se encontra em supermercados.
Custo/benefício: Dependendo de como estiver o preço...geralmente cobram 10 pila por um pacote de 3kg. Apesar de ser cheirosinha, de não formar lama nojenta e de fazer um torrãozinho com bastante dignidade, não é todo mundo que pode arcar com essa despesa. Se puder, vale a pena, sim. Eu gosto muito da com cheirinho de talco.


  • Sílica Chalesco


Nível do torrãozinho: Não faz torrãozinho, nem barro nojento, porém as pedras transparentes (parece sal grosso) absorvem o xixi e ficam nojentamente amarelas.
Eliminação de odor: Non ecziste. E se você ficar um dia sem tirar os cocôs e xixis dessa areia, terá uma desagradável surpresa olfativa.
Nível de espalhamento pela casa: Médio.
Problemas adicionais: Não dá para jogar no vaso sanitário. Seu gato pode achar que é brinquedo e jogar as pedrinhas pela casa(como o meu achou), pode tentar comer as pedrinhas (como o meu tentou), e isso não é nada aconselhável.
Custo/benefício: não compensa MESMO MESMO. Os caras cobram 20 Reais - ou até mais do que isso - por um pacote de 2kg!! No meu caso, não mostrou a que veio...e ainda achei muito nojento o fato dos grãos ficarem amarelos e o cheiro forte.


UPDATE em 2013: 


Estranhamente, mudei de ideia em relação à Sílica. O segredo está em misturar a areia amarela com a limpa, usando a pazinha...sério...e isso está escrito na embalagem (facepalm) a ignoranta aqui não tinha lido. Se não deixar o xixi concentrado, o cheiro é eliminado. Estou usando apenas ela agora e dura horrores. Meu gato que fazia mais xixi morreu e com gatos normais essa areia funciona bem.Atualizando:

Nível do torrãozinho: Não faz torrãozinho, nem barro nojento, porém as pedras transparentes (parece sal grosso) absorvem o xixi e ficam amarelas. O segredo é misturá-las às pedras transparentes. A areia deve ser completamente trocada quando a coisa começar a ficar meio nojenta (você vai saber).
Eliminação de odor: Se retirar os cocôs todos os dias (e se seu gatinho for parceiro o suficiente para tampar os cocôs com a areia antes disso) e misturar a areia molhada com a seca, a eliminação de odor é dez!
Nível de espalhamento pela casa: Médio. Sílica de grãos finos espalha mais. Eu não recomendo. Melhor a de grãos maiores, mesmo. E mais seguro para os gatinhos, que não devem respirar os grãos.
Problemas adicionais: Não dá para jogar no vaso sanitário. Seu gato pode achar que é brinquedo e jogar as pedrinhas pela casa(como o meu achou), pode tentar comer as pedrinhas (como o meu tentou), e isso não é nada aconselhável. Mas depois de uma certa idade, meu gato não tem mais interesse em comer pedrinhas ou espalhá-las pela casa...tive uma gatinha que comeu algumas pedrinhas e está viva até hoje, então não sei se é tão dramático assim.
Custo/benefício: Compensa MUITO. Apesar de ser mais cara, aqui em São Paulo pago em média cinco Reais por um pacote de 2 kg, mas dura bastante e não deixa cheiro. Como estou com 2 gatinhos meus + 5 resgatinhos (em áreas diferentes da casa), vejo que a casa fica bem mais limpa com essa areia. A área que tem só dois gatos demora bastante para precisar trocar toda a areia. Limpicat deixava um cheiro muito ruim com muitos gatos. Pipicat e similares de argila, nem se fala!
  • Katzen Klosett 

Nível do torrãozinho: Depois de algum tempo forma um torrãozinho de nível médio, que deve ser retirado com cuidado para não desmanchar.
Eliminação de odor: Razoável, pelo menos não fica com o cheiro horroroso.
Nível de espalhamento pela casa: Médio.
Problemas adicionais: Não dá para jogar no vaso sanitário (mas eu nunca jogo, mesmo). Fora isso, ela tem uma cor esquisita (cinza, e quando molha fica cinza-chumbo) e isso pode te fazer pensar em não comprar, mas não se assuste, ela é bem melhor do que parece. A embalagem mudou e não tenho foto da nova embalagem, mas tem um gato amarelo que parece persa na capa. Encontro no Big e no Nacional aqui em Porto Alegre. O problema é que às vezes não encontro e outras vezes o preço está meio doido, mas geralmente o preço é muito bom, em torno de cinco pila.
Custo/benefício: Vale muita a pena, sim. Ela é mais barata que Pipicat e similares e a qualidade é superior.


  • Delicat

Nível do torrãozinho: 90% É a única areia branca que faz torrãozinho. E é bem fácil de tirar.
Eliminação de odor: Satisfatória, mesmo quando se esquece de tirar as caquinhas por um dia.
Nível de espalhamento pela casa: Médio.
Problemas adicionais: Não dá para jogar no vaso sanitário. Impossível de achar no mercado. Eu comprava quando morava no Rio, em uma Pet Shop de Copacabana, mas nunca mais vi. É de fabricação argentina.
Custo/benefício: compensa.


  • Limpicat

Nível do torrãozinho: 110%, chega a grudar no fundo da caixa se tiver pouca areia. Mas não é um torrão hiper sólido, é uma massa firme, colada. Dá para agitar a pazinha tipo peneira para separar o torrão da areia utilizável, o que a torna super econômica, você só joga fora o que está realmente sujo. Mas tem que esperar um pouquinho, pois se tentar tirar no exato momento do xixi, o torrão ainda não se formou.
Eliminação de odor: Considerável. Se ficar um dia sem trocar, pode ter um cheiro diferente, resultante da areia molhada, que não é nem cheiro de xixi, nem de cocô.
Nível de espalhamento pela casa: Médio. Os grãos são levinhos.
Problemas adicionais: Alguns gatos podem tentar comer a areia nova. É de trigo, então deve ter cheirinho de comida. O maior problema é quando você resolve trocar toda a areia e descobre um pedacinho colado no fundo da caixa. Vira cimento. Mas é tirável. Meu gato não pode ter outra opção de areia, ou ignora a Limpicat solenemente. Caso o gato tente comer a areia, cubra com uma camada de Pipicat ou de alguma outra que ele entenda como banheiro.

UPDATE 2013: Outro problema é que cria larvinhas nojentas. Já aconteceu de abrir o pacote e ele já estar com larvinhas lá dentro...eca! Depois da terceira vez que isso aconteceu (e não adiantou tentar contato com a Guabi, pois não me responderam), desisti da Limpicat e abracei a areia de sílica da Chalesco.

Custo/benefício: Compensa Muito MUITO MESMO. Por ser leve, um pacote dura bastante. E por ter um super torrãozinho, a gente só joga fora o que está realmente sujo. Essa areia me surpreendeu positivamente. E dá para descartar em vaso sanitário. Isso eu nunca fiz, não tenho tanta coragem assim. UPDATE EM 2013: Desisti dessa areia depois que começou a vir com larvinhas no pacote fechado e encheu minha casa de mariposas...veio com larva, veio com casulo...e eu demorei para perceber porque comprava vários pacotes e deixava fechado. Achei meio perigoso, sei lá. E os filhotes que resgatei além de querer comer ainda espalhavam pela casa, misturavam na água e faziam lambança...troquei pela sílica e hoje sou mais feliz. E não recomendo mais a Limpicat.



PS: Lembrando que esta é minha opinião pessoal. De uns tempos para cá, virou moda entre as gateiras do orkut potencializar a capacidade de formar torrões das areias acrescentando farinha de mandioca. Isso eu nunca testei, então não posso dizer, mas se você tem acesso ao orkut, clique aqui para maiores informações.

12 comentários:

  1. Oi Luci!

    Desde que eu fui adota por um gatinho, cerca de 1 ano e meio, eu acompanho seu blog. Queria te parabenizar pela qualidade das informações que você posta. Como mãe de primeira viagem eu digo que é muito útil seu blog. :)

    Eu tbm levei um tempo para achar a areia "quase perfeita". Hoje eu utilizo a KATBOM e uma da marca Carrefour. Ambas podem ser descartadas no vaso sanitário,seguram muito o odor e rendem bastante. O nível de espalhamento é tolerável, se limita a área de serviço e parte da cozinha. O principal ponto negativo da KATBOM é a cor, meio avermelhada, que pode atrapalhar se você precisar monitorar as fezes do bichano (aconteceu comigo) - e seu seu gato tiver patas claras vão ficar vermelhas.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, nunca utilizei essa Kat Bom, mas agradeço ter deixado a sua contribuição! ;)

      Excluir
    2. Oi, eu tb uso a do Carrefour, mas é a areia branca que vc detesta rsrsrs. Eu particularmente adoro, prefiro esta a todas as outras que testei. Adorei o blog.

      Excluir
    3. Olá! Se a única coisa que incomoda no Katbom tradicional é a sua cor, você precisa conhecer o recém lançado Katbom Natural. Ele é o mesmo produto do Katbom tradicional, sendo sem cor para não manchar as patinhas de gatos brancos. Eu só encontrei à venda na PetVeg: http://www.petveg.com.br/index.php?route=product/category&path=61_71 #FicaADica

      Excluir
  2. Oii.
    Viu, onde você compra a areia silica? Foi a melhor areia que usei até agora, mas é um tanto carinha e aqui não dura muito. Meus dois gatinhos acabam com um pacote de quase 2kg em menos de duas semanas :(

    ResponderExcluir
  3. Eu já usei as outras areias, mas a Sílica até agora é a melhor. As outras causavam fungos nas patas de minha gata, já essa qualidade não.

    ResponderExcluir
  4. Se o bolso estiver bom, Cat's Best . Depois dela a KatBom.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por compartilhar. Excelente compilação de informações.

    Usamos Katbom, mas nunca fizemos uma pesquisa extensiva.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde pessoal, muito boa a análise, mas vi que a maioria prefere sílica. Existem estudos que a mesma pode causar problemas respiratórios, principalmente aquele pó que levanta. a sílica não é absorvida pelo nosso corpo (nosso e do gato, no caso), portanto a ingestão frequente também pode acarretar em disfunções digestivas. Amava a sílica, mas depois disso dou preferencia para mais naturais, na esperança que sejam menos tóxicas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, eu já ouvi falar nesse risco, mas nunca um veterinário me confirmou isso. Eles dizem que não tem comprovação de que a silica faça mal. Você tem como me informar que estudos são esses?

      Excluir
    2. A doença se chama SILICOSE, é por esse motivo que foi proibido o sistema de praparo de peças metélicas por meio de jateamento de areia. A quebra do grânulo de areia libera sílica que é facilmente absorvida pelo sistema respiratório.

      Excluir
  7. Sempre quis fazer esse tipo de teste, mas aqui em São Luís são muito caras. A areia q compramos é a mais simples e custa por volta de R$7,8. Essa areia branca não custa menos de R$30.
    Temos 4 gatos e duas caixas que são sempre limpas. Pena que Sophia Loren resiste às caixas, mas estou tentando treiná-la. Um dia consigo.
    Ahh, a pazinha com furos só uso para limpar o coco. Pra limpar o xixi reciclei uma embalagem de detergente é fiz uma pá. É perfeita. Junta a areia úmida e não cai nada, ou seja, sem emporcalhar como a com furos faz. Achei essa ideia no YouTube. É facinho de fazer.

    ResponderExcluir