Banner

Faça um gatil na sua casaComo fazer cadeirinha de rodasAdaptando seu apartamentoFaça uma coleira com identificadorFaça uma fonte de água para gatosTranformando monitor velho em casaFaça brinquedos para gatosCama feita com calçaCama feita com moletonFaça um comedouro de garrafa petPlante graminha para gatos

23.11.15

Como fazer granulado sanitário de jornal

A areia do banheiro do gato é uma das coisas que deixa os humanos mais descontentes – e, acredite, os gatos também. Muitas areias têm poeira e fragrâncias que podem causar problemas respiratórios sérios nos miaus. A maioria das opções no mercado também deixa a desejar no aspecto, pois têm grãos muito grandes e desconfortáveis para as patinhas sensíveis dos gatos.
Pensando nisso e no aspecto ecológico (já imaginou quanto lixo não é produzido só em areias de gato?), a americana Allie do site The Greenists desenvolveu uma areia macia feita em casa a base de jornais velhos.
O resultado é uma opção econômica (custo zero!), funcional e sem aquele monte de produtos químicos das areias tradicionais. Veja abaixo o passo a passo adaptado para ser feito com materiais aqui do Brasil!

MATERIAIS
  • Jornal
  • Bicarbonato de sódio
  • Balde ou bacia
  • Pano ou peneira grande
  • Detergente neutro (opcional)
  • Luvas (opcional, para não ficar com tinta na mão)

COMO FAZER
economizar areia gato faça você mesmoPasso 1: Rasgue o jornal em tiras. Coloca um filminho para assistir e manda ver! Você vai descobrir logo que rasgar papel é uma verdadeira terapia!
2Passo 2: Coloque o jornal rasgado no balde e encha com água morna. Para ser mais ecológico ainda, pode ser água de reuso (do banho, que tal?) ou coletada da chuva.
economizar areia gato faça você mesmoPasso 3: Coloque um pouquinho de detergente neutro (neutro!) e mexa bem. Deixe descansar por de uma a duas horas.
economizar areia gato faça você mesmoPasso 4: Use um pano (ou peneira, ou um escorredor velho) para escorrer a água. Depois encha mais uma vez de água morna, para tirar o sabão e mais um pouco do excesso de tinta. Escorra de novo, apertando a massa de jornal para tirar o máximo de água que conseguir.
economizar areia gato faça você mesmo
Passo 5: Polvilhe bicarbonato por cima de tudo e misture. Agora deixe secar no pano (ou peneira) por cerca de dois dias e está pronta a areia macia do seu miau!


DICA DO GATINHO: Sabia que areia para a caixinha é um dos produtos que mais faltam em ONGs e abrigos? Como a prioridade é alimentação, a maioria dos abrigos não tem condições de fornecer areia para seus gatinhos. Que tal então fazer um pouquinho de areia extra e doar para um abrigo? Seu trabalho vai ser o mesmo e os miaus agradecem!

2 comentários:

  1. Olá tudo bem?

    Criei uma campanha para arrecadar fundos para meu projeto "Os Gatos tem Necessidades! Vamos ajudar?" e sua colaboração é essencial.
    Acesse (link: http://www.kickante.com.br/campanhas/todos-pelos-gatos-torre-de-gato) e confira as recompensas que preparei para você!

    Conto com seu apoio!
    Abraços,

    Torre de Gato

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela disponibilidade em doar seu conhecimento . Adotei alguns gatinhos, q hj chegam a 9, e uma das maiores dificuldades é a limpeza. A areia é cara e a durabilidade é pouca. Amei sua idéia . Vou fazer. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir